No próximo dia 31 de outubro Melgaço volta a receber a Noite dos Medos, um evento que faz com que o município seja “tomado” por bruxas, por seres do além que irão aterrorizar a vila.
A Casa da Cultura, o Castelo de Melgaço e as ruas da vila vão estar preparados para o evento com recurso a bruxas, abóboras e varandas iluminadas, ruídos sonoros assustadores, vassouras e potes de bruxas, panos pretos, teias de aranhas, entre outros elementos figurativos.
A iniciativa começa na Casa da Cultura com o Welcome Drink dos Medos, pelas 21h00: oferta de bebidas alegóricas. O espaço estará devidamente decorado, criando um cenário perfeito para a apresentação do Concurso dos Medos.
O Cortejo dos Medos, pelas 22h30, convida a uma visita ao cemitério dos medos: os participantes desfilam os seus trajes pelas ruas da vila, num percurso da Casa da Cultura até ao Castelo, onde decorrerá o Enterro dos Medos, o Esconjuro das Bruxas e a Queimada Galega. O momento finda com um espetáculo de fogo, mas a festa continua noite dentro, na Praça da República, a partir das 00h30.
O evento, organizado pelo Município de Melgaço com colaboração da Associação Empresarial Minho Fronteiriço, surge da necessidade de proporcionar animação em épocas baixas, e, simultaneamente, criar condições para a divulgação de crenças e contos, relacionados com a temática do “oculto”, que fazem parte da cultura da comunidade de Melgaço.