Monção participa na assinatura do Auto de Reconhecimento de Fronteira
- Ana Silva
- 11 de set. de 2019
- 1 min de leitura
Na passada terça-feira, dia 10 de setembro, foi celebrada a assinatura anual do Auto de Reconhecimento de Fronteira. A cerimónia contou com a presença dos representantes de cinco municípios portugueses e oito galegos.

Para o encontro político foram usadas duas embarcações. A lancha N.R.P. Rio Minho, onde se encontravam os representantes portugueses, saiu de Vila Nova de Cerveira e a Cabo Fradera, lancha dos municípios espanhóis, partiu de Tui. No ponto de encontro entre os dois países, nas águas do rio Lima, foi realizada a assinatura do documento pela quarta vez.
O município de Monção foi representado no momento simbólico pelo presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, que assinou o Auto de Reconhecimento de Fronteira com os municípios de Salvaterra de Miño, As Neves e Arbo.
O momento realizado no rio Minho encontra-se inserido no Artigo 25º do Tratado de Limites entre Portugal e Espanha, de 29 de setembro de 1864, quando foi reconhecida a linha fluvial do rio Minho e a respetiva fronteira entre os dois países.