Festas de Nossa Senhora da Lapa regressam a Arcos de Valdevez
- Ana Silva
- 15 de jul. de 2019
- 2 min de leitura
De 3 a 11 de agosto Arcos de Valdevez recebe, uma vez mais, as Festas de Nossa Senhora da Lapa.

Com as festividades no concelho as tradições, os usos e os costumes da região como a gastronomia, o folclore, as concertinas, os Cantares ao Desafio e as tasquinhas voltam a estar presentes.
Uma das grandes novidades do cartaz de 2019 é a realização do Cortejo Etnográfico no dia 9. O presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Esteves, acredita que é uma forma de “conseguir uma maior assistência e ao mesmo tempo conseguir chamar mais à atenção para os usos e costumes da nossa terra”.
A organização das festas fez também uma maior aposta na Juventude. Para além da realização do Ínsua do Vez Summer Sessions, festival que já vai na sua 12ª edição, e que traz Dj´s bastante conhecidos do panorama musical português, incluindo uma noite dedicada a Dj´s arcuenses, este ano, no intitulado Dia da Juventude (8 de agosto), os Expensive Soul irão dar um espetáculo no Anfiteatro do Trasladário.
Um dos momentos centrais das Festas de Nossa Senhora da Lapa, a Festa do Rio, é dedicada aos ‘Os Óscares de Hollywood’. A sessão é composta por um desfile de barcos alegóricos que será complementado por música e fogo de artifício.
A restante programação terá festivais de folclore, rusgas, festa da Rádio Valdevez e a Festa do Emigrante, os cantares ao desafio, a atuação da Banda da Sociedade Musical arcuense e o malha-malha de bombos. No dia 3 irá se realizar um concerto de Tributo aos Queen no anfiteatro do Trasladário.
Os momentos religiosos englobam a realização da Eucaristia em Honra de Nossa Senhora da Lapa e a Solene Procissão em Honra de Nossa Senhora da Lapa, no domingo à tarde. Este ano a procissão tem como convidado o andor da Senhora dos Remédios.