A Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo apresenta hoje um projeto sobre o estudo realizado a doentes no Alto Minho. O momento terá lugar no Centro de Congressos em Lisboa e faz parte da iniciativa do Encontro Ciência 2019.
O projeto que será exibido na cidade de Lisboa intitula-se “A telemonitorização na acessibilidade e equidade em saúde na pessoa com Diabetes Mellitus tipo 2: Um estudo no Alto-Minho” e é da autoria de Aurora Pereira, Luís Graça, Mara Rocha, Carlos Abreu e Paula Felgueiras. O estudo foi elaborado com uma parceria entre a Escola Superior de Saúde e da Escola Superior de Tecnologia a Gestão do Instituo Politécnico de Viana do Castelo com a ULSAM. A iniciativa científica está integrado na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem que integra um núcleo da ESS-IPVC.
Tendo em conta a prevalência da diabetes em Viana do Castelo e o perfil demográfico da população foi elaborado um projeto que visa disponibilizar os recursos das duas instituições com o principal objetivo de facilitar o controlo metabólico de doentes diabético. O estudo realizado ajuda os doentes que têm dificuldades de aceder aos serviços públicos de saúde.