Cerca de 200 atletas estarão presentes no Município de Melgaço para competir nos Campeonatos Nacionais de Ciclismo de Estrada. A iniciativa decorrerá nos dias 28, 29 e 30 de junho e contará com as de modalidades contrarrelógio e provas de fundo.
O evento desportivo melgacense encontra-se inserido num programa que tem como principal objetivo comemorar os 120 anos da Federação Portuguesa de Ciclismo e os seus principais organizadores são a Associação de Ciclismo do Minho, a Federação Portuguesa de Ciclismo, o Instituto Português do Desporto e Juventude e o Município de Melgaço.
A descentralização das provas desportivas pode ser uma maneira de combater a descentralização. «Descentralizar também faz parte das preocupações do Governo. Daí o nosso apoio ao ciclismo, porque é uma modalidade que vai ao encontro das pessoas, basta saírem de casa e têm uma envolvência extraordinária com o Desporto», garante o secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo. Nesse sentido, o presidente da Câmara Municipal de Melgaço refere que «Melgaço tem excelentes condições para a prática da modalidade e tem profissionais que sabem organizar todos estes eventos, que se empenham extraordinariamente.» e também existe a questão de que apostar no desporto é uma maneira de desenvolver a economia do município, destaca o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Melgaço e presidente da Melsport, José Adriano Lima.
O vice-campeão nacional de fundo e de contrarrelógio de sub-23 da edição do de 2018 mostra que a iniciativa é importante para os atletas e para o reconhecimento internacional. «Lutar pela vitória é algo muito importante para mim, uma vez que significa representar o nosso país e a nossa bandeira lá fora, dando visibilidade às cores nacionais».
Os Campeonatos Nacionais de Ciclismo de Estrada não foram as únicas provas de desporto no concelho, sendo que também foram realizadas a Taça de Portugal de Ciclocrosse, a IV Maratona de BTT de Melgaço uKubo, e o V BTT XCO de Melgaço.