A ponte da Misarela, erguida no concelho de Montalegre, foi o mote para os trilhos do diabo - desafio verdadeiramente diabólico para os amantes das corridas de montanha - que reuniu mais de 150 participantes.
Referir que Trilhos do Diabo é uma prova competitiva de trail running num dos locais mais míticos e encantados do território barrosão. O percurso incluiu - na sua maioria - caminhos de montanha, trilhos de uma rota pedestre marcada de distância reduzida e a antiga via romana XVII. Os engenhos rurais de regadio, as construções ancestrais e as suas caraterísticas singulares fazem deste local - uma das portas do PNPG - um dos maiores no que concerne ao misticismo do Norte de Portugal.
Trail Longo (grau 3): corrida de montanha a pé por 28 km, com 1.500 metros de desnível positivo e 1.500 de desnível negativo; consiste em percorrer todo o maciço montanhoso do Baixo Barroso entre os rios Cavado e Rabagão. Começa às nove horas de domingo até às 16 horas do mesmo dia; num total máximo de sete horas para a sua realização.
Trail Curto (grau 3): corrida de montanha a pé por 15 km, com 900 metros de desnível positivo e 900 metros de desnível negativo; consiste em percorrer parte do maciço montanhoso do Baixo Barroso entre os rios Cavado e Rabagão. Começa às 09h15 de domingo até às 16h00 do mesmo dia; num total máximo de sete horas para a sua realização.
Caminhada: marcha de montanha a pé por 9 km, com 500 metros de desnível positivo e 500 metros de desnível negativo; consiste em percorrer todo o maciço montanhoso do Baixo Barroso na freguesia do Ferral. Começa às 9h30 de domingo até às 16h00 do mesmo dia; num total máximo de seis horas para a sua realização.
CLASSIFICAÇÕES Trail Longo Trail Curto