O Município de Ponte de Lima, único representante de Portugal com o projeto do CIPVV - Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde, vence prémio no European Iter Vitis Awards. O Prémio foi entregue na passada quinta-feira, em Bruxelas, ao Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes, pelo Embaixador e Chefe do Gabinete do Conselho da Europa, Zoltan Taubner, pelo Presidente Iter Vitis França, Didier Cujives, e pela representante da Federação Europeia Iter Vitis, Emanuela Pank. Foram ainda atribuídos dois prémios à França e um à Croácia.
A ITER VITIS é uma Rota Cultural dos Caminhos da Vinha na Europa, classificada como Itinerário Cultural do Conselho Europeu, cujo objetivo principal é a promoção do património cultural, histórico e paisagístico associado ao vinho de qualidade.
A sede Portuguesa da Rede Iter Vitis, está instalada no CIPVV em Ponte de Lima, um espaço dinamizado em parceria pelo Município de Ponte de Lima e a CVRVV – Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes sendo esta uma estrutura abrangente que incorpora elementos alusivos à diversidade e identidade das nove Sub-regiões em que atualmente se subdivide a Região Demarcada dos Vinhos Verdes, na perspetiva da promoção do vinho e divulgação do património vitivinícola.
Em Ponte de Lima, os Caminhos de Santiago servem para o percurso da Rota Iter Vitis, bem como o Albergue dos Peregrinos serviria de “Domus da Rede Iter Vitis – Os Caminhos da Vinha”. O objetivo passa pelo desenvolvimento do enoturismo através da valorização do património cultural, material e imaterial, da gastronomia e do nosso território associado à vinha e ao vinho.