Setenta e Sete Presépios em exposição no
Museu do Brinquedo Português de Ponte de Lima
Exposição estará na sala de exposições temporárias até 6 de janeiro
O Executivo Municipal de Ponte de Lima marcou presença na passada sexta-feira, 30 de novembro na abertura da exposição coletiva de setenta e sete presépios alusiva à celebração do nascimento de Jesus, patente no Museu do Brinquedo Português de Ponte de Lima.
Trata-se de uma exposição que apresenta uma diversidade de presépios ímpares e originais, elaborados nos mais variados tipos e tamanhos, com diversificados materiais, autênticas raridades e obras de arte, alguns com genuínas miniaturas, outros parecidos com os tradicionais e mais clássicos, outros mais irreverentes, mas todos eles criados com muito empenho e dedicação.
Destaque para a exposição do Presépio Tradicional do Norte de Portugal e Brinquedos de Natal, da autoria do Museu do Brinquedo Português de Ponte de Lima.
A mostra apresenta ainda uma variedade de presépios elaborados pelas instituições com valências para idosos – IPSS’s – do concelho de Ponte de Lima, designadamente o Centro Social e Paroquial Santa Maria dos Anjos, Casa de Caridade Nossa Senhora da Conceição, Centro Comunitário de Refoios, Centro Paroquial e Social da Correlhã, Centro Paroquial e Social de Calheiros, Centro Paroquial e Social de Beiral do Lima, Centro Paroquial e Social de Fornelos, Centro de Dia de Vitorino dos Piães, Centro Paroquial e Social de Santa Cruz do Lima, Centro Paroquial e Social de Rebordões de Santa Maria, Centro Paroquial e Social de S. Martinho da Gandra, ALTI – Cepões, Lar Casa de Magalhães, Centro Paroquial e Social de Fontão e Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima, que se empenharam e criaram sinergias para enriquecer esta exposição com sublimes trabalhos.
A exposição conta também com inúmeros presépios oriundos da coleção particular do Padre Jorge Ramos, que vão deleitar os amantes deste género de arte pela sua preciosidade, singularidade, originalidade, autenticidade, inovação e raridade.
Complementarmente exibe-se ainda um conjunto de fotografias associadas à temática da natividade incluindo figuras em barro policromo da escola Machado de Castro, presépios de Estremoz - classificados Património Cultural Imaterial da Humanidade pela produção dos "Bonecos de Estremoz", em barro, uma arte popular com mais de três séculos – entre outas imagens de notáveis presépios.
A mostra está patente na Sala de Exposições Temporárias do Museu do Brinquedo Português de Ponte de Lima até 06 de janeiro de 2019.