Arcos de Valdevez está na listagem dos 25 municípios com melhor qualidade de governação a nível nacional, apresentada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, no âmbito do estudo realizado sobre a “Qualidade da Governação Local em Portugal".
Segundo a Fundação, este projeto procurou, conforme se pode ler no documento, numa primeira etapa, atender à necessidade de identificar e compreender os fatores que influenciam a qualidade da governação local, procurando estabelecer indicadores válidos e confiáveis para medir a qualidade da governação local em Portugal. Numa segunda etapa, compreender se a mudança de paradigma na governação local – de um “governo local para todas as finalidades” para uma “governação local em rede” – está de facto a efetivar a nível local em Portugal. Em particular, focou-se na forma como diferentes atores, públicos e privados, com diferentes visões, interesses e recursos, interagem entre si, eventualmente configurando redes de políticas públicas, que poderão ter impacto na qualidade da governação local.
Os critérios avaliados foram a “Voz dos Cidadãos e Prestação de Contas”; a Estabilidade Política; Eficácia Governamental; o Acesso e Regulação do Mercado, bem como o Estado de Direito e Prevenção da Corrupção.
De referir que segundo o estudo, os municípios que apresentam valores mais elevados são também os que têm maior eficácia na governação local e na qualidade dos serviços municipais.
Este posicionamento volta a refletir o reconhecimento de uma gestão pública transparente, responsável e participativa, essencial para a confiança dos arcuenses no poder local.