top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Foto do escritorJorge Costa

100 mil euros para “Reabilitação e Requalificação dos Ecossistemas Ribeirinhos”


Na sequência dos incêndios ocorridos até ao final de Outubro de 2017, o Município de Arcos de Valdevez, em articulação com a APA – Agência Portuguesa do Ambiente, encontra-se a executar a empreitada de “Reabilitação e Requalificação dos Ecossistemas Ribeirinhos”, a qual pretende promover a proteção dos recursos hídricos das aéreas afetadas.

Reabilitação e Requalificação dos Ecossistemas Ribeirinhos | Peneda Gerês TV

Foi no âmbito deste projeto que foi realizada na freguesia de Cabreiro uma ação de sensibilização e esclarecimento à população onde se encontram a ser realizadas as intervenções, nomeadamente Cabreiro, Sistelo e Loureda, na qual marcaram presença a Câmara Municipal, a APA, a Junta de Freguesia local, a Assembleia de Compartes, a Associação Florestal Atlântica, representante empresa, responsável pela elaboração do projeto e a empresa que se encontra a executar o projeto no terreno.

Nesta ação, a população ficou esclarecida acerca das medidas que serão implementadas no terreno e mais informada sobre como deve proceder naquilo que toca ao corte de árvores junto das linhas de água e formas de consolidar melhor os terrenos, que graças aos incêndios ficaram mais desprotegidos e à mercê da erosão.

Nas linhas de água, com esta empreitada será feito o corte e remoção de material vegetal arbóreo e arbustivo ardido; a remoção de sedimentos e outro material nos leitos e a recuperação da secção de vazão das passagens hidráulicas e pontões.

Ao nível das medidas para minimizar a erosão e o arrastamento dos solos será feita a consolidação e recuperação de taludes e margens; a reposição/reabilitação da galeria ripícola (plantação e/ou sementeira de espécies autóctones); a reabilitação de açudes existentes, com objetivos de correção torrencial e a construção de pequenas obras de correção torrencial.

Naquilo que se refere às medidas para minimizar o efeito das cheias e inundações, será levada a efeito a construção e/ou recuperação de bacias de retenção – escavação e a construção e/ou recuperação de bacias de retenção – dique.

Por último, relativamente às medidas a implementar para assegurar o uso balnear, será promovida a limpeza da zona de banhos e da aérea envolvente e a reabilitação das condições biofísicas de suporte.

0 comentário
bottom of page