O Município de Ponte de Lima apoiou a aquisição de uma viatura de transporte escolar que irá servir a Freguesia de Sá na deslocação das suas crianças, uma vez que a carrinha utilizada até então se encontra, segundo a legislação, em fim de vida útil para esse efeito.
Trata-se de uma viatura de 9 lugares adquirida pela Junta de Freguesia de Sá e com uma comparticipação no valor de 16.000€ por parte da Câmara Municipal de Ponte de Lima, conforme o estipulado num protocolo de cooperação, assinado entre as duas entidades, que visa promover a melhor qualidade de vida para a população da freguesia.
Em declarações, o Presidente da Câmara Victor Mendes realçou que “para prestarmos um serviço de qualidade temos de dotar as Juntas de Freguesia de veículos também de qualidade, que estejam adaptados à legislação em vigor que determina um prazo máximo de 16 anos para estas viaturas poderem transportar crianças”. O autarca referiu ainda que “foi aprovado um pacote muito significativo em termos de dotação financeira para os transportes escolares no concelho, num valor anual de cerca de 1,2 milhões de euros”.
Sílvio Martins, presidente da Junta de Sá, disse que esta nova viatura de 9 lugares veio substituir a anterior, que era de 16 lugares, e justificou o motivo da escolha por ser mais económico e pelo facto de este ser um veículo ligeiro, não sendo necessária a carta de pesados. Além disso afirmou que sem o apoio do Município não seria possível a aquisição deste transporte.