O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2017 recentemente publicado, apresenta uma análise económica e financeira das contas dos municípios relativas ao exercício económico daquele ano.
O Município de Ponte de Lima manteve, em 2017, o bom desempenho relativamente à gestão económica e financeira dos dinheiros públicos garantindo excelentes resultados num cenário em que aumentou em mais de 50% o volume de investimento pago, estando no ranking dos 18 Municípios do País com maior investimento total.
O desafio foi conseguir um aumento desse investimento mantendo um baixo índice de impostos por habitante (IMT, IMI, IUC e Derrama) e fazê-lo sem ter recorrido ao Programa de Apoio à Economia Local (PAEL) estando, ainda, no ranking do Municípios com menor volume de juros e outros encargos financeiros pagos em 2017.
De salientar, ainda, a reserva do Município relativamente às despesas correntes, nomeadamente no que diz respeito às despesas com pessoal, sendo o 24.º Município do País que apresenta um menor peso dos pagamentos com pessoal nas despesas totais.
De acordo com os dados publicados, Ponte de Lima é única autarquia do Distrito de Viana do Castelo posicionada no ranking global dos 100 Municípios com melhor eficiência financeira, ocupando o 38.º lugar dos municípios da sua dimensão ao nível do País.