Ao abrigo da política de Requalificação Urbana que tem vindo a promover, o Município de Ponte de Lima inaugurou no passado domingo, dia 30 de setembro, a obra de Requalificação do Centro Cívico de Fornelos.
A zona de intervenção, junto à Igreja Paroquial, à Sede da Junta de Freguesia e Centro Social de Fornelos, é ponto de encontro da população e palco de eventos festivos, pelo que, a redefinição do espaço público garante melhores condições de vivência e usufruto à população e aos visitantes.
O espaço público foi sujeito a um considerável aumento, encontrando-se agora totalmente acessível, repavimentado, e livre de barreiras arquitetónicas, de modo a favorecer a circulação pedonal. A iluminação pública e o mobiliário urbano foram ainda beneficiados.
A inauguração oficial da obra foi um dia de festa para a freguesia de Fornelos e Queijada que contou com a presença da população. A junta de freguesia promoveu um programa recreativo e musical, onde não faltaram os petiscos tradicionais.
João Matos, Presidente da Junta de freguesia de Fornelos e Queijada era um autarca satisfeito, manifestando o seu apreço pela conclusão da obra (..) “Há três anos atrás ninguém imaginaria que esta obra seria possível” (..). Mas, para esta obra ter sido levada a cabo em tudo temos que agradecer à família Castro, na pessoa do Sr. Eng.º Gaspar Castro na cedência do terreno gratuitamente e desde a primeira hora se mostrou disponível para cooperar com a Junta de Freguesia (..) Certamente que as gentes de Fornelos já mais se esquecerão desta dádiva, por isso, em nome da Junta de Freguesia e da população de Fornelos o nosso muito obrigado.”
O autarca agradeceu ainda à Câmara Municipal, “pela disponibilidade financeira que teve para a execução da referida obra, caso contrário a mesma não se realizaria, visto que para a Junta de Freguesia era de todo incomportável financeiramente executar esta obra.”
Por sua vez o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Victor Mendes, classificou este dia “como mais um dia histórico para Fornelos, esta obra foi possível graças ao trabalho e empenho da Junta de Freguesia em transformar este espaço numa sala de visitas da freguesia.”
De acordo com a política de requalificação urbana que o Município tem implementado pelas freguesias do concelho, o autarca considerou que “estes investimentos vão continuar como forma de descentralizar e dinamizar políticas de proximidade por parte das freguesias.” Neste cenário as despesas com transferências e subsídios pagos continuam a ter uma grande expressividade ao nível do orçamento municipal, sustentou o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima.