No âmbito da política de apoio às empresas instaladas no concelho, o Executivo Municipal de Ponte de Lima visitou duas empreendedoras unidades empresariais instaladas no concelho, ambas inovadoras na sua área de atuação, sendo o mercado externo o seu principal objetivo.
Pioneira desde o seu aparecimento, em 2008, a Doctorgimo, Lda. começou por comercializar material para clínicas e hospitais veterinários, adquirindo o material no mercado externo, conforme revelou Marco Fernandes, sócio fundador da empresa, que acompanhado pelo sócio Sérgio Viana, apresentaram a empresa ao executivo Municipal.
Face ao crescente desenvolvimento, em 2013 optaram pelo fabrico do mobiliário veterinário, o que permitiu à empresa chegar a líder na Península Ibérica em equipamentos e consumíveis médicos para clínicas e hospitais veterinários.
A procura surge de vários pontos do mundo, comercializando para a Bélgica, Espanha, Alemanha, Inglaterra, França, Qatar, Chipre, entre outros.
Considerando que este nicho se transformou numa significativa oportunidade de negócio que foi crescendo de forma exponencial, em 2016, iniciaram um novo projeto, o fabrico e a comercialização de fornos para pizzas, constituindo uma nova empresa, à qual atribuíram o nome de Carawela. Tendo como principal cliente o maior líder de fornos de Inglaterra, a Carawela tem exportado de forma regular para a Inglaterra, América, Canadá, Austrália, Holanda e Japão.
O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima realçou o crescimento de ambas as empresas, “são empresas que usam tecnologia de ponta, inovadora e registam uma faturação significativa”. O autarca salientou ainda que são “uma referência no tecido empresarial do concelho (…) para nós é importante darmos a conhecer estes projetos de qualidade que souberam aproveitar e desenvolver uma oportunidade de negócio”.
Recentemente, estes empreendedores adquiriram um lote de terrenos no Parque industrial da Queijada no sentido de alargar as instalações das empresas. “Estas visitas servem para mostrar os bons exemplos empresariais que integram o nosso tecido empresarial, e que nem sempre todos conhecem”, rematou o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima.