A Câmara Municipal Arcuense recebeu nos Paços do Concelho o grupo de alunos destacado para Arcos de Valdevez no âmbito do projeto MedOnTour – Medicina na Periferia, uma iniciativa realizada há já 14 anos e que tem sido recebida e apoiada anualmente pelo município.
Este ano 78 estudantes de Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) saíram do Porto para 12 municípios no Norte e Centro do país com a missão de realizar rastreios gratuitos e outras ações de promoção da saúde junto das populações.
A Medicina na Periferia visa complementar a formação curricular do atual plano de estudos do Mestrado Integrado em Medicina, que é um dos principais objetivos do Departamento de Medicina desta Associação.
Pretendem promover a prática de conhecimentos adquiridos, o desenvolvimento das capacidades na interação médico-doente, o contacto com diferentes realidades de prestação de cuidados de Saúde no nosso País e a intervenção na população geral no âmbito da Medicina preventiva.
Durante os dias 20,21 e 22 de Abril, além dos rastreios e da prevenção, realizados no Campo do Trasladário e junto ao Mercado Municipal, os estudantes ainda lecionaram aulas de educação sexual em estabelecimentos de ensino da vila.
Os estudantes do ICBAS prepararam sessões de informação sobre o VIH e métodos contracetivos e abordaram temas que consideram relevantes, como o consentimento nas relações sexuais e afetivas, a valorização do corpo e a identidade de género.