Melgaço assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, no dia 18 de abril, com uma visita guiada ao Centro Histórico da Vila.
Neste dia os alunos do 10º ano, da área de Humanidades, do Agrupamento de Escolas de Melgaço serão o público alvo da iniciativa, inserida no REDITUS - I Jornadas sobre Património Cultural de Melgaço, desta vez sob a temática ‘Época Medieval’.
O melgacense José Domingues, professor auxiliar da Faculdade de Direito, na Universidade Lusíada - Norte (Porto), vai conduzir a atividade, com início pelas 10h15, num espaço de enorme valor para Melgaço: o Solar do Alvarinho, uma casa seiscentista, casa Mãe da Rota do Vinho Alvarinho e também apelidado de ‘Edifício dos Três Arcos’ - em tempos albergou a Câmara Municipal e a cadeia. Durante a ação, o professor fará uma contextualização do Património construído de Melgaço, seguindo-se uma visita ao centro histórico.
A atividade, de vertente pedagógica, dá a conhecer a riqueza patrimonial de Melgaço, bem como a sua história, para que a mesma possa ser divulgada junto da comunidade e de quem visita o concelho. Assim, também os colaboradores do Município, que desempenham funções de atendimento ao público na área do Turismo e Cultura, integrarão a ação.
Estas jornadas enquadram-se num projeto de quatro encontros culturais que assentam numa retrospetiva histórica sobre o Património Cultural de Melgaço, percorrendo, cronologicamente, as seguintes temáticas: o Paleolítico (decorreu em novembro de 2017), o Neolítico (decorreu em fevereiro de 2018), a Época Medieval e a Época Contemporânea. ‘O intento é promover o conhecimento do vasto Património Cultural existente no concelho, criando uma sequência de ações que permitam a melhor interpretação destes valores e da sua contextualização histórica.’, salienta a organização.