O Município de Ponte de Lima apresentou na passada terça-feira, dia 16, a obra de Rúben Brandão, coincidindo com a data de nascimento do autor Limiano, nascido na freguesia de Brandara a 16 de Janeiro de 1947.
Esta obra é uma compilação de quadras e poemas de sua autoria, onde está bem evidente a paixão pela Vila Limiana e pelo Rio Lima.
Rúben Brandão licenciou-se em Filosofia, pela faculdade de letras do Campo Alegre, Porto, em Julho de 1983. Tirou o Mestrado em Filosofia Social e Política em 1988, pela mesma faculdade. Foi, durante vários anos funcionário da Segurança Social, desvinculando-se em 1983 da instituição, passando a leccionar Filosofia e História, em vários estabelecimentos de ensino do país.
Participante activo nas questões estudantis nacionais, participou em vários grupos de reflexão e de estruturação pedagógica, falecendo a 10 de Setembro de 2001.
Cláudio Lima, escritor Limiano, foi o responsável pela seleção, prefácio e notas do livro e a apresentação da obra esteve a cargo de Rui Quintela, amigo do autor.
O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes, considerou que a publicação desta obra se insere na actividade editorial e integra a programação cultural do Município, enaltecendo ainda o trabalho de todos os que colaboraram directa ou indirectamente na realização desta obra e reforçando que é assim que pretendem continuar a trabalhar pela divulgação dos autores Limianos”.
A cerimónia de apresentação da obra “Quadras e Outras Poesias” decorreu no Auditório Municipal e contou com a presença dos amigos do autor.